Muito utilizada para tratar resfriados e gripes, além de queimaduras e feridas, a Tanchagem tem sido cada vez mais procurada, principalmente por causa da série de benefícios proporcionadas por ela. A planta permite o tratamento e solução de diversos problemas, podendo ser consumida para diferentes finalidades, tornando-se uma planta versátil.
Nesse sentido, ela é considerada uma das plantas mais medicinais que existem, devido principalmente à infinidade de propriedades que ela apresenta. Dessa forma, há diferentes maneiras de consumi-la, no entanto, a forma mais comum é o preparo do chá da planta que garante todas as vantagens dela.
Sendo assim, a Tanchagem apresenta fácil preparo, o que ajuda a consumi-la da maneira correta sem correr o risco de ficar sem tempo para seu preparo em algum dia ocupado. Sem dúvidas, é uma planta muito versátil que serve para o tratamento de diversas enfermidades que são muito comuns entre as pessoas atualmente.
Portanto, é muito importante conhecer ainda mais sobre a planta, a fim de entender como ela age no organismo, qual o modo correto de consumi-la, além de também conhecer quais são os seus efeitos colaterais. Por isso, preparamos esse texto para que você possa compreender mais essa planta e utilizá-la corretamente.
A Tanchagem, de nome científico Plantago major, é uma planta medicinal pertencente à família das Plantagináceas e é utilizada para o tratamento de uma série de doenças, principalmente resfriados e queimaduras. Dessa forma, ela pode ser usada de diferentes maneiras, garantindo uma série de benefícios para quem a consome.
Ainda, apresenta importantes propriedades que garantem todos os seus benefícios, dentre elas é possível citar: cicatrizante, antipirética, antitússica, anti-infecciosa, anti-hemorrágica, anti-inflamatória, diurética, laxante, adstringente e hemostática. Além disso, é rica em compostos voláteis, triterpenóides, ácidos fenólicos e flavonoides.
Em relação às características da planta, é importante entender que ela não apresenta caule, o que é acontece é que soltam uma roseta de folhas acima do solo e, no centro destas, um caule com sementes, ou flores pequeninas. Também apresentam as 7 veias na folha, principal característica da planta.
Além disso, as folhas mais novas são mais suaves ao paladar, ao contrário das mais maduras, que são ricas em fitoquímicos específicos. Sendo assim, é uma planta agradável de comer e, por isso, seu chá apresenta um sabor suave, tornando ainda mais fácil seu consumo, uma vez que existem pessoas que apresentam certa resistência quanto a chás de gosto não muito agradável.
Por ser uma planta versátil, a Tanchagem pode apresentar uma série de funções no que se diz respeito ao tratamento de doenças. Dito isso, um dos seus principais usos é para o tratamento de doenças e infecções respiratórias, uma vez que ajuda a aliviar a tosse, atua na fluidificação das secreções brônquicas e, além disso, pode ser usada em gargarejos.
Ainda, é possível utilizá-la para o tratamento de feridas e queimaduras. Desse modo, a planta ajuda na cicatrização da pele, além de ajudar na coagulação do sangue e ainda é capaz de tratar furúnculos, principalmente devido à infinidade de propriedades medicinais presentes na composição da planta.
Por fim, a Tanchagem pode ajudar no alívio do desconforto causado por infecções urinárias e perda excessiva de urina durante o sono, atrapalhando a noite de sono. Além disso, é possível utilizá-la para tratar problemas de fígado, azia, espasmos de estômago, diarreia e para reduzir a retenção de líquidos.
Como vimos acima, as principais funcionalidades da Tanchagem no nosso organismo, chegou o momento de ver, quais são os outros pontos positivos que seu uso pode nos oferecer! Graças á variedade de nutrientes na sua composição química, a diversidade de benefícios também é extensa!
As propriedades da Tanchagem permitem que ela seja aplicável para útero ou até para menstruação! Ela possui ações analgésica, depurativa, sedativa, laxativa, digestiva, diurética, descongestionante, cicatrizante, anti-inflamatória, antioxidante, adstringente, antibiótica e tônica!
Quer saber mais sobre quais os outros benefícios da Tanchagem? Veja abaixo!
1. Proteção da pele
Como possui postura anti-inflamatória, o chá de Tanchagem oferece uma proteção completa para o tecido epitelial de seu consumidor. Os antioxidantes impedem que os compostos que geram acne, por exemplo, se desenvolvam e façam com que surja esse incômodo. Isso graças aos taninos e flavonóides.
Outro detalhe é que a regeneração dos tecidos em ferimentos e queimaduras é algo que pode ser destacado! A presença de vitamina C faz com que a planta seja referência na aceleração da cicatrização da pele ao mesmo tempo, que nutre, e evita o aparecimento de marcas. Também é usada para picadas e furúnculos!
2. Fortalece a imunidade
O chá pode ajudar no fortalecimento da sua proteção corporal, já que oferece quantidades significativas de ácido ascórbico, taninos e flavonóides! São verdadeira mistura de uma excelente prevenção de doenças e enfermidades. Tudo isso pelo fato de que aumentam a produção de anticorpos.
Além do mais, a ação antioxidante da Tanchagem, também colabora para que ocorra a remoção dos radicais livres, que são substâncias capazes de gerar diversas doenças no corpo humano. Elas atuam na conexão com o glicocálix das células, afetando o diretamente o DNA celular e impedindo a produção de energia!
3. Inflamações vaginais
Como vocês já sabem, o chá de Tanchagem possui ação antifúngica e ainda diminui inflamações locais. Esse é o kit completo para resolver os problemas genitais femininos que envolvem os dois detalhes citados. Um bom exemplo seria o tratamento contra candidíase.
Muitas mulheres utilizam o próprio líquido do chá, depois de frio, para realizar uma lavagem vaginal contra os agentes etiológicos das infecções. Tal método serve para a profilaxia de doenças vaginais e também para diminuir as inflamações causadas por essas enfermidades. Os benefícios para esse tipo de situação, já foram devidamente comprovados! Portanto, pode usar à vontade!
Sim, a Tanchagem pode ser utilizada para emagrecer e auxiliar nesse processo que é tão difícil e árduo para milhares de pessoas. Há diferentes maneiras de emagrecer, seja pela redução da retenção de líquidos, queima de gordura, aceleração do metabolismo, redução de apetite, entre outras infinitas formas de acelerar esse processo.
Dito isso, a planta atua no emagrecimento com redutora da retenção de líquidos, uma vez que apresenta ação diurética. Nesse sentido, ela garante a eliminação do excesso de líquido presente no corpo ao estimular o aumento de volume da urina e, dessa forma, diminui o inchaço causado por esse acúmulo excessivo.
Ainda, deve-se atentar que para que o emagrecimento seja efetivo por meio do consumo da planta, é preciso complementar com uma rotina regular de exercícios físicos, além de aderir a uma dieta balanceada. Desse modo, será possível conquistar a perda de peso de forma satisfatória.
Anúncio
Tanchagem 90 Cápsulas (500mg) Villares
Combater a diarreia
Preveni úlceras gástricas
Combater infecções
Controlar o açúcar no sangue
A Tanchagem, também conhecida como Tansagem, pode ser usada para limpar o útero, fazendo muito bem para esse órgão. Além de limpar, a planta também serve para o tratamento de inflamações no útero, ajudando na regulação e no bom funcionamento dele, permitindo que tenha um funcionamento saudável.
Tal benefício se deve ao fato da planta apresentar importantes propriedades medicinais que garantem essa funcionalidade, são elas anti-inflamatórias, antibacteriana e cicatrizante. Dessa forma, ela atua de maneira satisfatória para limpar o útero e impedir o aparecimento de outras infecções ou inflamações no órgão, tornando-o mais saudável.
Por fim, devido às propriedades antioxidantes, essa função de limpeza do útero é garantida, impedindo que substâncias tóxicas entrem em contato com o órgão. Por isso, pode-se dizer que a Tansagem, de fato, é benéfica para a limpeza do útero e pode ser utilizada para melhorar ainda mais seu funcionamento, regulando suas funções.
Sim, principalmente o chá de Tansagem pode ajudar a engravidar. Desse modo, é um chá muito benéfico para as mulheres que sentem que há dificuldade em engravidar e, além da orientação médica, a planta pode ajudar de forma benéfica a facilitar esse processo de engravidar.
Nesse sentido, o fato de ajudar a limpar o útero favorece o processo de gravidez, uma vez que prepara o útero para receber o feto sem problemas. Além disso, a propriedade anti-inflamatória da planta ajuda nesse processo caso haja alguma inflamação no aparelho reprodutor que impeça a fixação do embrião no útero.
Anúncio
Chá de Guaco de 40g da Naturemed
AZ Mulher 100% IDR 60 Cápsulas (500mg)...
Tanchagem faz a menstruação descer?
Sim, o consumo de Tanchagem pode ajudar no processo de fazer a menstruação descer, embora não seja um processo imediato. Essa ajuda se dá principalmente pelo fato da planta ajudar na limpeza do útero e, dessa forma, favorece que a menstruação desça e se torne até mesmo mais regulada.
Ainda, a planta pode favorecer o processo de contrações uterinas. Sendo assim, se a mulher já estiver no processo do ciclo menstrual, facilitará e poderá adiantar o dia em que a menstruação descerá e, por isso, pode-se dizer que o consumo da planta ajuda a menstruação a descer.
Sim, o consumo de Tanchagem funciona para infecção urinária. Esse é um dos mais conhecidos usos da planta e ocorre, principalmente, por causa da riqueza em propriedades por ela apresentada, de forma que garante o correto funcionamento do organismo como um todo e ajuda na regulação das funções dos órgãos.
Sendo assim, as propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, imunoestimulantes e antioxidantes irão atuar diretamente no tratamento e prevenção de infecções urinárias. Além disso, também apresenta importante ação diurética que também será responsável por ajudar no tratamento da enfermidade.
Portanto, o principal meio com que a planta atua na prevenção dessa doença é por meio da atuação de suas propriedades que atuarão de forma benéfica, protegendo e garantindo o bom funcionamento renal. Por isso, é possível afirmar que a Tanchagem pode ser utilizada seguramente como forma complementar de tratamento de infecções urinárias, ajudando a tratá-las de forma eficaz.
Tanchagem 90 Cápsulas (500mg) Villares
Combater a diarreia
Preveni úlceras gástricas
Combater infecções
Controlar o açúcar no sangue
Sim, Tanchagem ajuda na prevenção e no tratamento da gastrite, impedindo que essa doença ocorra com frequência. Além disso, também é possível usá-la para o tratamento de outras doenças e inflamações gastrointestinais e, dessa forma, também ajuda na prevenção de enfermidades no trato digestivo.
Sendo assim, as propriedades anti-inflamatória e antioxidante ajudam nesse processo, impedindo que haja essa inflamação nas paredes do estômago. Por isso, pode-se dizer que o consumo da planta é benéfico para o tratamento da gastrite, impedindo que essa inflamação ocorra, mantendo a saúde estomacal e de todo o trato digestivo.
Por se tratar de um produto versátil, a Tanchagem apresenta diferentes formas de uso que vão facilitar no momento da administração. Além disso, também ajudará de acordo com a finalidade com que pretende ser usada, permitindo que o produto tenha ainda mais eficácia de acordo com o fim desejado.
Sendo assim, é importante conhecer as formas de uso da Tanchagem e como administrá-las corretamente, de forma que ela atue da melhor forma em seu organismo, garantindo os benefícios desejados. Por isso, preparamos abaixo uma lista com os principais modos de uso da planta e como administrá-las corretamente, respeitando as dosagens máximas recomendadas. Confira:
Chá de Tansagem: Para prepará-lo, basta colocar de 3 a 4 gramas das partes aéreas da planta em 150 ml de água fervente e deixe repousar por cerca de 3 minutos. Depois que estiver morno, coe e beba até três xícaras por dia.
Pomada de Tansagem: Uso tópico no lugar da ferida ou queimadura.
Tintura de Tansagem: Recomenda-se o consumo de 10 a 15 gotas.
Por fim, precisa-se abordar sobre os cuidados necessários para que o período de tratamento fitoterápico com os produtos derivados de Tanchagem não apresente nenhum dano aos consumidores. Primeiramente, o uso deve obedecer, completamente, as dosagens estabelecidas pelos profissionais de saúde e bula.
Ademais, é totalmente contraindicado para mulheres que estejam grávidas ou em fase de amamentação, já que a ação diurética pode alterar o sabor do leite e, em casos mais sérios, resultar em aborto. Por fim, os efeitos colaterais podem ser náuseas, problemas ao urinar, vômitos, tontura e mal-estar.